Como surgem as estrias? é a grande questão para as mulheres que sofrem com o aparecimento dessas indesejadas marcas na pele. Para aquelas que ainda não têm e zelam pela boa forma e beleza, a questão passa a ser:” como eu posso evitá-las?”.

É sobre isso que vamos conversar neste artigo.

As estrias surgem em qualquer mulher, em qualquer fase da vida, quer seja na adolescência, quer seja durante a gravidez ou em decorrência do efeito sanfona, quando engordamos e emagrecemos repentinamente.

Nesse artigo você vai entender porque vale tanto a pena se cuidar antes que elas apareçam, pois depois que elas aparecem, tanto o custo de tempo quanto o de dinheiro são muito maiores do que o tratamento de prevenção.

Mas não se desespere! Existe sim solução para aquelas estrias que já surgiram!

Elas aparecem por duas causas principais: predisposição genética e condições de esticamento em excesso da pele.

Neste artigo, você vai ficar por dentro das 5 principais motivos de seu aparecimento decorrentes de condições de esticamento da pele que são:

  1. A gravidez;
  2. Aplicação de silicone nos seios;
  3. Ganho de músculos de maneira rápida;
  4. Emagrecimento rápido;
  5. Ganho de peso excessivo.

estrias

O que são estrias e quais são os principais tipos?

As estrias nada mais são do que uma cicatriz ocasionada pelo rompimento das fibras elásticas que sustentam a pele.

Elas surgem quando as fibras elásticas da pele formadas por colágeno e elastina se rompem. Ambas ficam na derme, a camada mais profunda da pele e sustentam a região intermediária, dando elasticidade e tonicidade ao tecido.

Elas também podem ser uma manifestação hereditária. Isso significa dizer que se sua mãe tem você tem uma probabilidade maior de ter, mas não se trata de uma regra.

Tipos de estrias

Avermelhadas: São recentes e estão na fase inflamatória. As fibras recém rompidas estão se reorganizando e por isso respondem melhor ao tratamento.

Brancas: São consideradas cicatrizes e não há mais processo inflamatório.

Nesse caso, para melhorar a aparência e preencher as depressões é preciso estimular novas fibras de colágeno.

Durante a gravidez

 estrias-na-gravidez

O aparecimento de estrias durante o período de gravidez é uma ocorrência muito normal, atacando de 70% a 90% das gestantes.

Elas surgem principalmente após o 6 mês de gestação, período em que ocorre o estiramento da pele com mais intensidade, principalmente na região abdominal, seios, quadris e coxas. Esse é o principal fator de risco para o aparecimento de estrias na gravidez.

Outros fatores que também contribuem são: alterações hormonais naturais da gestação, tendência familiar para formação de estrias, idade da gestante, primeira gestação, peso do feto, ganho de peso na gravidez, existência de estrias antes da gestação.

Em decorrência da aplicação de silicone nos seios

 

estrias-nos-seios 

A dúvida recorrente para as mulheres que pretendem realizar uma prótese de mama: Essa ação pode levar ao surgimento de estrias? Apesar de raro, a prótese de mama pode sim levar o aparecimento de marcas, pois ocorre um rápido esticamento da pele.

É raro que isto ocorra porque as próteses variam de mulher para mulher e também seus objetivos. O surgimento das estrias é mais frequente nas próteses muito grandes, pois o esticamento da pele é maior.

Quando ocorre ganho de músculos de maneira rápida

 

estrias-crescimento-muscular

As estrias podem surgir quando ganhamos uma quantidade excessiva de gordura ou músculos em um tempo muito curto.

Para aquelas que querem ganhar músculos rapidamente, devem estar preparadas para evitá-las através de cuidados redobrados, pois é algo normal neste processo de ganho de massa muscular rápido e consequente expansão da pele.

Na musculação elas surgem nos braços, no bumbum, na área peitoral e nos ombros, lugares específicos do corpo mais buscados quando se trata de crescimento muscular.

Fique atenta que no final desse post vou te dar um infográfico incrível, detalhando os principais lugares que elas podem aparecer.

Emagrecimento rápido

 

Sem dúvida, essa é uma das maiores frustração no processo de emagrecimento para muitas mulheres.

O efeito sanfona do emagrecimento (estica, encolhe, cresce, diminui, enfraquece, fortalece) pode ocasionar o estiramento da pele e consequentemente o aparecimento de estrias.

Para quem está passando por esse processo, redobrar a atenção quanto a alimentação é fundamental para evitá-la.

Incluir na dieta alimentos que possuem colágeno para o fortalecimento da pele e vitamina C para combater inflamações. Outra recomendação é aumentar o consumo de fibras e muita água para ajudar a manter a elasticidade da pele.

No processo de rápido ganho de peso

Muito semelhante ao que ocorre no processo de gestação e de emagrecimento, o efeito sanfona no processo de ganho de peso excessivo pode levar ao seu surgimento.

Como na gravidez, quando a capacidade elástica da pele é sobrecarregada pelo ganho de peso caso seja algo repentino, gera-se a ruptura das fibras de colágeno e elastina presentes na derme e o surgimento das estrias pode acontecer nesse processo.

A importância de se prevenir

como-prevenir-estrias

Como vimos, as estrias podem ter causas em acontecimentos normais nas diversas fases de nossas vidas, todas mulheres estão sujeitas a terem estrias em qualquer uma dessas fases.

Para aquelas que ainda não sofrem com essas indesejadas marcas e ficam se perguntando “como faço para me prevenir?” aqui vão 7 dicas que eu recomendo:

  1. Crie o hábito de cuidar-se antes de dormir e depois que acordar;
  2. Crie o hábito de hidratar a pele regularmente com cremes hidratantes;
  3. Utilize óleos corporais após o banho;
  4. Beba pelo menos 2 litros de água diariamente para manter a pele sempre hidratada;
  5. Insira em sua dieta vitamina E, vitamina C e minerais;
  6. Pratique exercícios físicos regularmente, assim você mantém o seu peso;
  7. Evite a ingestão em excesso de doces e gorduras, através de uma dieta equilibrada e balanceada;

A seguir, você tem a opção de receber em seu email o infográfico Mapa das Estrias, onde vou te mostrar, de uma maneira bastante interessante, os principais locais do corpo feminino em que mais aparecem estrias .

 

 

Quero baixar o infográfico agora mesmo!

Coloque seu email e receba o Mapa das Estrias e outras dicas e ideias úteis!

Sou contra SPAM. Seus dados estão protegidos