Quem me acompanha nas redes sociais já viu que algumas vezes posto fotos de minhas refeições, onde é possível ver a presença marcante da aveia em minha alimentação.

Isso porque trata-se de um cereal altamente nutritivo. Além de ser rico em fibras, também é fonte de carboidrato, proteína, vitaminas e minerais.

Fazer da aveia uma aliada na dieta é importante porque a fibra presente neste cereal, chamada betaglucana, além de ser solúvel é responsável pelo bom funcionamento do organismo, diminuição do colesterol ruim (LDL), controle da pressão arterial e da glicemia.

Benefícios da Aveia

Alguns dos benefícios que o consumo regular de aveia nos proporciona são:

  1. Diminuir a formação de placas de gordura, prevenindo doenças cardiovasculares
  2. Manter o intestino em equilíbrio
  3. Diminuir a absorção da glicose na corrente sanguínea
  4. Faz você sentir menos fome, dá maior saciedade
  5. É uma boa fonte de glicogênio para o músculo

Pode-se encontrar esse poderoso cereal em 4 versões:

  1. Flocos (mais comum de ser encontrada)
  2. Flocos finos
  3. Farelo (melhor forma de consumo)
  4. Farinha

farelo-de-aveia

Você pode misturar no iogurte, no leite desnatado e nas frutas. Pode usar a aveia também como farinha ou misturando no frango ou no atum, tudo fica muito bom.

Dicas de Receitas de Aveia

Grande parte das receitas com o cereal são bastante práticas e rápidas, o que é ideal para nós que valorizamos cada minuto do nosso tempo.

A seguir… Compartilho 3 dicas de receitas saborosas e nutritivas que você pode incluir em seu cardápio.

Aveia com Banana

Aveia-com-banana

Uma das receitas clássicas com o cereal, além de prática e muito nutritiva, é a que combina aveia com banana, picada ou amassada. Pode ser inserida em seu café da manhã ou em seu pré-treino, falando em pré-treino confira aqui algumas receitas para você que está sem idéia do que comer antes de treinar!

Os ingredientes que você precisa para esta receita são:

  1. (1) banana
  2. (1 e 1/2) colher de farelo de aveia (possui mais fibras)

O modo de preparo se resume a amassar ou cortar em rodelas a banana e misturar com o farelo de aveia.

Caso seu interesse seja perder peso, você pode adicionar uma colher de sopa de farinha de linhaça e canela. 

Panqueca Integral com Aveia e Frango

panqueca-com-aveia

Para  esta receita, os ingredientes necessários são:

  • 2 colheres de sopa de farelo de aveia
  • 4 colheres de sopa de água
  • um ovo
  • 1 pitada de sal (para panqueca salgada) ou 1 pitada de açúcar (para panqueca doce)
  • frango desfiado
  • orégano a gosto

Para Preparar:

  • Bata o farelo de aveia, a água, o ovo e a pitada de sal em um liquidificador ou em um processador
  • Depois de bater bem a massa, despeje em uma frigideira antiaderente
  • O ponto ideal da panqueca é quando ela se solta por completo da panela
  • Recheie com o frango desfiado. Enrole a panqueca e salpique orégano por cima

A quantidade de ingredientes acima rende uma porção.

Crepe low carb com aveia e gergelim

Por muitos anos, a dieta low carb foi bastante criticada. Devido a pouca quantidade de estudos e pesquisas sobre o assunto, as pessoas acreditavam-que eram prejudiciais à saúde porque a dieta promovia um alto consumo de gordura, principalmente de gordura saturada.

Com o passar dos anos e o aumento das pesquisas sobre o poder dessa dieta, comprovou-se a eficácia da redução de carboidratos na alimentação para o emagrecimento, sem precisar contar calorias e para a melhora integral da nossa saúde.

Após estudar e pesquisar sobre este assunto, encontrei, preparei e inclui em minha dieta a receita de um Crepe Low Carb com Aveia e Gergelim que é uma delícia. 

É uma receita simples e rápida de preparar e além disso é uma receita magrinha e muito saudável. Então vamos lá. 

Para  esta receita, os ingredientes necessários são:

  • 1 Ovo inteiro
  • 2 Colheres de farinha de aveia
  • Temperos a gosto
  • Gergelim
  • Tomate cereja
  • 1 Colher pequena de fermento em pó

Para prepará-la, recorde-se do modo de preparo da panqueca citada anteriormente, o processo é bem parecido:

  • Bata o farelo de aveia, a água, o ovo e a pitada de sal em um liquidificador ou em um processador
  • Depois de bater bem a massa, despeje em uma frigideira antiaderente
  • O ponto ideal da panqueca é quando ela se solta por completo da frigideira
  • Ainda na frigideira adicione uma pitada de gergelim e alguns pedaços de tomate a gosto

Última dica

Vale muito a pena fazer da aveia uma aliada na dieta, principalmente para as pessoas que estão praticando assiduamente a musculação ou academia.

Para você que ainda não realizou essa mudança em seus hábitos alimentares, fica a dica! 

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Aumente você também esta corrente do bem.

Beijos com carinho!

Eva Andressa

#TeamEva